GERAL
Yacamim oferta oficinas e cursos profissionalizantes gratuitos para crianças e adolescentes

Fotos Divulgação
Oficinas de texto, esportes e música, além de cursos profissionalizantes para crianças e adolescentes entre 12 e 18 anos. Estas são algumas das atividades oferecidas gratuitamente pelo Instituto Yacamim, entidade que, há quase 20 anos, atende jovens em situação de vulnerabilidade social em Carazinho.
O objetivo é oferecer para crianças e adolescentes uma oportunidade de aprender, se socializar e pensar em um amanhã com mais possibilidades e perspectivas, por meio de ações que procuram desenvolver as habilidades de cada um.
A Oficina do Texto é ministrada pela escritora e editora carazinhense Jana Lauxen, e abrange não só a escrita, mas também a leitura e a interpretação de texto. Nas aulas, que acontecem todas as terças-feiras de tarde na sede do Instituto Yacamim, as estrelas aprendem não só a escrever melhor, mas a pensar, a se expressar e a compreender textos e situações que vivenciam, participando de práticas literárias que se propõem a desenvolver sua imaginação, seu raciocínio e sua individualidade. A intenção é, ao final da oficina, publicar um livro com os textos produzidos pelas estrelas durante o ano.
Já na quarta-feira de tarde acontecem os cursos profissionalizantes, uma parceria do Instituto Yacamim com a New Life Educação. Nesse dia, as estrelas vão até Passo Fundo, onde estudam, aprendem e também se divertem, sempre sob a supervisão de um educador responsável. O lanche e o transporte, via empresa Helios, são gratuitos.
A Oficina de Esportes acontece nas quintas-feiras de tarde e é comandada pelo educador físico Cristian Jonas Johan, que ensina e incentiva a gurizada a se exercitar e a se movimentar, aprendendo técnicas e desenvolvendo talentos.
Além disso, o Instituto Yacamim oferece aulas de música para crianças a partir de 6 anos e adolescentes até 17 anos nas segundas-feiras, entre 14h e 17h, com o educador social Roni Lopes. Tem também o projeto de prevenção ao uso de drogas Celebrando a Vida, voltado para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, que acontece no bairro Conceição nas sextas-feiras, entre 14h e 16h30, com atividades pedagógicas sob o comando do educador social Valdecir Algayer, e de música, com o educador social Roni Lopes. Sem contar a oficina para adolescentes entre 12 e 18 anos no sábado de manhã, entre 8h e 11h30, com a educadora social Micheli Silva. Esta é a única atividade cujas vagas já estão preenchidas.
Todas as oficinas são gratuitas, inclusive o lanche. Ainda há vagas disponíveis, mas são limitadas. Então, se você se interessou ou se conhece uma criança ou adolescente que pode se interessar, entre em contato pelo telefone 54 99667-5265 ou vá até a sede do Instituto Yacamim (Rua Itararé, 714, Centro) e fale com a Yule!